segunda-feira, 26 de outubro de 2009

A importancia de ser criança

Hoje me bateu uma saudade da casa da mamãe. Uma lembrança muito forte da minha infância veio em minha mente e me emocionei ao lembrar de como era maravilhoso passar a tarde brincando com meus amigos de pique - esconde, de pega- pega, pular eslástico, amarelinha, jogar taco, bugalha, pingi - pong. Me lembrei também da felicidade que sentia quando tomava banho de chuva, de como era bom correr descalça nas ruas sem asfalto, subir nas árvores mais altas, brincar no imenso quintal da casa dos meus avós, fazer pique-nique com meus primos, pedalar 5 km com minha bicicleta e andar tantos outros para tomar banho de cachoeira. Saudade de um tempo que não volta nunca mais, mas que graças a ele me tornei uma pessoa mais 'humana', aprendi a valorizar as coisas simples da vida. O mundo informatizado de atualmente tem transformado as pessoas, tem mudado os valores da sociedade. As pessoas estão cada vez mais frias, substituindo o prazer do contato físico pelos sites de relacionamento (orkut, msn, blogs, twiter) fazendo-os priorizar o contato virtual no aconchego de suas casas, do que o contato fisico, o olho no olho, o toque, o calor humano...(como se isso não fosse importante) acredito que por isso as pessoas tem se tornado mais frias, mais distantes umas das outras...por mais comodo que seja um relacionamento on line, nada substitui o aconchego de um abraço, o calor de um beijo no rosto, a sensação de ouvir a voz do outro.E que isso vá muito além dos romances, pois a amizade também necessita desse contato. Tenho 25 anos e num futuro não muito distante quero poder ter o prazer de ensinar para os meus filhos tudo aquilo que aprendi com meus pais. Quero que eles brinquem na lama, que façam enormes castelos de areia, que passem horas tentando manusear o ioiô, comendo bolo de chocolate com as mãos, andando descalço pelo quintal, assistindo apresentações de circo, rindo dos palhaços que nem sempre são engraçados, bebendo água de mina, comendo fruta direto do pé, enrolando brigadeiro pra sua própria festa de aniversário...não os excluindo do mundo da tecnologia, mas priorizando tudo aquilo que uma criança necessita: simplesmente aproveitar a infância! Ensinem os meninos a empinar pipa, a jogar bolinha de gude, a fazer seu próprio carrinho de roliman, a pescar, a nadar...e ensinem as meninas a brincar de casinha, a jogar peteca, amarelinha, dominó, quebra-cabeça...recuperem tudo que havia de mais criativo e que hoje em dia não lhe dão a devida importância. São brincadeiras que esitmulam o raciocínio lógico, que ensinam um dia a gente perde e no outro a gente ganha, e a lidar com o sentimento de perda. Estimulam a paciencia, a conscentração e dão asas a imaginação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário